quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pendurar fotos e quadros











Para a decoração ficar bacana, é preciso ter arte nas paredes. Não tem jeito. E não basta sair pendurando sem critério. Altura, organização e outros quesitos devem ser observados na hora da montagem. Organizar quadros em uma parede é uma coisa pessoal. Mas existem algumas regras para não errar. Especialmente se você não tem experiência no assunto. Confira abaixo o certo e o errado, assim como outras dicas para deixar sua casa mais bonita com a instalação de obras de arte.Fique atento em relação à altura. O eixo do quadro (linha imaginária que o divide ao meio) deve estar a 1,60 m do piso. Essa é a altura dos olhos de uma pessoa de estatura média. Em geral, quadros altos demais deixam qualquer parede um desastre.A forma clássica de organizar os quadros em um ambiente é a seguinte:1. Obras de arte de maior importância devem ocupar local de destaque, de preferência uma parede vazia, se essa obra tiver um bom tamanho;2. Quadros atrás do sofá devem ficar centralizados e com o eixo a uma altura de 1,60 m, porém a pelos menos 25 cm do topo do móvel;3. Obras pequenas devem ser agrupadas e organizadas em uma só parede. O ideal é criar um eixo e montá-las respeitando determinado critério;4. Sobre um aparador, deixe pelo menos 20 cm de altura entre o quadro e o móvel.• Não tenha medo de misturar molduras, estilos e tamanhos. Quadros não precisam combinar entre si. Uma coleção de arte em uma sala, por mais modesta que seja, dá personalidade e charme ao lar. As obras precisam ser escolhidas pela afinidade e valor sentimental dos moradores, não exclusivamente pela função estética na decoração.


Antes de prender o quadro na parede, ficar segurando com uma mão e marcando a parede toda com um lápis, calma! Pegue o quadro e coloque em cima de uma folha grande de papel pardo. Marque o tamanho do quadro e corte. Assim, você pode simular o quadro na parede e marca o lugar certo para furar. Além disso, se quiser colocar vários quadros, você simula antes como vai ficar e vai montando até ficar do seu jeito (sem ter que furar a parede toda). 










No livro ARQUITETURA DE INTERIORES E DECORAÇÃO, Clarice Mancuso descreve algumas regras básicas para a colocação de quadros em paredes:- Dois ou mais quadros, em uma mesma parede, devem ser alinhados pela base;- Quadros em um mesmo ambiente, estando em paredes diferentes, devem ter seu alinhamento na parte superior;- Quando o quadro ou os quadros estiverem colocados sobre algum móvel, devem distanciar deste trinta centímetros. Nesta regra, a relação da proporção deve estar presente, quadros muito grande às vezes precisam de maior distância;- Quando tivermos quadros grandes e pequenos, em uma mesma parede, o menor deve vir sempre abaixo do maior;- Paredes retangulares pedem um quadro ou grupo de quadros na mesma forma.





Fontes:
  • UOL Estilo-Casa e Imóveis
  • Reorganize.com.br
  • Meu Coach Decoração
  • Arquiteturices

Nenhum comentário:

Postar um comentário