quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Alimentos: melhor forma de congelá-los




Conheça dez alimentos que podem ser congelados


As pequenas sobras, como um pouquinho de vinho ou suco, uma pequena porção de legumes, algumas fatias de pão, acabam na maioria das vezes indo parar no lixo. Para evitar o desperdício, ensinamos você a congelar alguns alimentos. Você vai ver que é possível economizar e consumir os mantimentos com segurança.
Para organizar os produtos, é importante sempre colocar uma etiqueta com a data em que foi congelado. Outra dica importante, é consumir o congelado em até três meses
1 – Vinho
Muitas receitas têm a bebida entre os ingredientes. Uma sugestão para aproveitar o vinho que sobra na garrafa é congelá-lo em formas de gelo e então envolvê-la em um papel alumínio para que a bebida não pegue o gosto de outros alimentos no congelador.  Na hora de consumir, é só retirar os cubinhos e esperar que eles derretam. Desde que o vinho seja de qualidade, a receita vai continuar dando certo!
2 –  Verduras e legumes
A melhor forma de congelar esse tipo de alimento é usando uma sacolinha a vácuo. Quanto menos ar interno, menor a chance de se acumular gelo. No caso dos legumes, que foram cozidos, o ideal é colocá-los no saquinho e, em seguida, deixá-lo de boca para cima em um recipiente com água e cubos de gelo por cinco minutos antes de ir para o congelador. O choque térmico vai garantir mais qualidade e sabor na hora de consumir.
3 – Ovos
Altamente perecíveis, os ovos podem ser facilmente congelados em uma mistura da clara e da gema, em um saquinho à vácuo ou um pote com pouco ar. É importante criar uma etiqueta com a quantidade certa de ovos usados na mistura, para não ter dúvidas na hora de usá-lo em alguma receita.

4 – Nozes e castanhas
Considerados aperitivos que fazem sucesso principalmente na mesa de Natal, nozes e castanhas acabam sempre sobrando no meio de outros alimentos. Para serem consumidas em longo prazo, basta colocá-las em um pote que fique quase cheio e congelar. Ao serem descongeladas, podem acompanhar a cervejinha ou uma receita.


5 – Pães
Usando a sacolinha a vácuo, basta dispor os pães de modo que o saquinho fique cheio, sem espaço para que o gelo se forme. Na hora de consumir, os pães podem ir direto do congelador para o forno. Eles ficam deliciosos e crocantes!

6 – Gengibre
Se estiver inteiro, o gengibre pode ser colocado diretamente em uma sacolinha a vácuo e levado ao congelador. Picado, o ideal é envolvê-lo em um papel alumínio antes disso. Assim, não há o risco de a raiz ficar com manchas escuras ao ser descongelada

7 – Leite
Sem nenhum mistério, o leite pode simplesmente ser congelado em uma garrafa fechada de vidro ou de plástico. No primeiro caso, é importante que o recipiente não esteja muito cheio, para evitar uma possível explosão de choque térmico. Depois de descongelá-lo é importante não demorar muito para consumir, ou o leite pode acabar azedando ou ficando com um gosto ruim e artificial.
8 – Suco de frutas cítricas
Laranjada e limonada podem sim ir para o congelador e servirem depois como ingrediente surpresa em uma receita agridoce. O congelamento pode ser feito como o do leite ou em formas de gelo, mas vale lembrar que a vitamina C acaba indo embora no processo. Como o sabor muda com o congelamento, o ideal é não consumir como sucos depois de descongelados.

9 – Queijos
Os amarelos, como o prato e a mussarela, são as melhores opções para irem ao congelador em saquinhos a vácuo. Já os mais sofisticados, como o brie ou o gorgonzola, perdem um pouco da textura após o congelamento, então devem ser usados apenas em alguma receita, em recheios ou massas.

10 – Manteiga
A dica para esse alimento é envolvê-lo no papel manteiga antes de congelá-lo em um saquinho a vácuo. Dessa forma, evita-se a formação de uma textura de pasta enrijecida. Após o descongelamento, a manteiga fica perfeita para derreter no pão quentinho ou ser usada em receitas.




 Você usa o seu freezer para preservar ervas, verduras ou frutas? A maior parte das pessoas usa apenas a geladeira para conservar esses alimentos. Mas o freezer pode ser um método poderoso para armazenar alguns itens. Ensinamos uma maneira nova e melhor para congelar ervas: no óleo! Por quê? Preservando as ervas em óleo você reduz o escurecimento e evita que as ervas fiquem queimadas.


É também uma ótima maneira de ter ervas prontas imediatamente para guisados​​, assados ​​de inverno, sopas e pratos de batata. Para começar, você pode tirar do congelador um cubo de óleo com ervas congelado e usar isso como base do seu prato. Cozinhe as cebolas e o alho neste óleo com ervas e deixe o sabor se espalhar por todo o seu prato.




Este método de preservação funciona melhor com as ervas como alecrim, sálvia, tomilho e orégano. Ervas como hortelã, manjericão, limão verbena e dill não respondem bem a esse tipo de preservação, pois seu sabor fresco é alterado no freezer.
Aqui estão algumas dicas sobre a preservação ervas em óleo.

Oito passos para congelar ervas em óleo:

1. Escolha ervas frescas, de preferência do mercado ou do seu próprio jardim.




2. Se desejar, você pode picá-las bem. Ou deixá-las em ramos e folhas maiores.




3. Preencha  2/3 do cubo de gelo com as ervas.




4. Você pode misturar as ervas. Como por exemplo, congelar sálvia, tomilho, alecrim e usar no inverno em galinhas assadas e batatas!

5. Despeje azeite extra-virgem ou manteiga derretida, sem sal, sobre as ervas.




6. Cubra levemente com filme plástico e congele durante a noite.



7. Retire os cubos congelados e armazene em recipientes ou sacos pequenos para congelados.




8. Não se esqueça de etiquetar cada embalagem ou o saco com o tipo de erva (e óleo).






  • Forma para Muffin Silicone Decorada Verde 29x16
Foto: # dica legal!
Para congelar receitas líquidas ou pastosas, como caldos, molhos e sopas, despeje o conteúdo em uma forma de muffins, leve ao congelador e depois de solidificada, armazene em sacos plasticos.



Outra dica legal:
Para congelar receitas líquidas ou pastosas, como caldos, molhos e sopas, despeje o conteúdo em uma forma de muffins ou cupcakes, leve ao congelador e, depois de solidificada, armazene em sacos plásticos.





Fontes:
Camicado

Nenhum comentário:

Postar um comentário